Aqui estão doze lições que você deve lembrar toda vez que tiver de conversar com alguém da equipe que está fazendo algo errado.
1 Identifique o comportamento que você quer criticar. Direcione a crítica para a ação, não para a pessoa.
2 Torne a crítica específica. E não diga “você sempre esquece os prazos de entrega”, mas sim “você perdeu o prazo de 15 de maio para a entrega do relatório”.
3 Esteja certo de que o comportamento a ser criticado pode ser mudado. Sotaques e outras coisas nem sempre podem ser modificados.
4 Utilize “eu” e “nós” para demonstrar que também quer resolver o problema, o que é muito mais produtivo do que ameaçar.
5 Esteja certo de que a outra pessoa compreende o motivo da crítica.
6 Não enrole. Seja prático e gentil, sem discursos.
7 Ofereça incentivos para mudanças de atitude. Ofereça ajuda para a pessoa corrigir seu problema.
8 Não faça uma voz sarcástica ou com raiva. Ambas são improdutivas.
9 Mostre à pessoa que você entende seu sentimento.
10 Se você decidiu escrever a crítica, acalme-se antes de começar a escrever o memorando. E saiba que só a pessoa deve ler o que você escreveu.
11 Comece falando algo positivo.
12 No final, reafirme seu apoio e segurança na pessoa.
Fonte: Revista Liderança & Supervisão Nº 13 - JUN/2005
Site: www.lideraonline.com.br
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