CADASTRE seu CURRÍCULO na ACTIO para está disponível para as MELHORES Vagas...

"FAÇA O SEU MELHOR NAS CONDIÇÕES QUE VOCÊ TEM, ENQUANTO NÃO TEM CONDIÇÕES MELHORES PARA FAZER MELHOR AINDA" - Mario Sérgio Cortella / "QUEM QUER FAZER ALGO, ENCONTRA UM JEITO, QUEM NÃO QUER ENCONTRA UMA DESCULPA" - Provérbio Árabe

domingo, 13 de junho de 2010

5 Dicas Para Comunicação Assertiva

Por Rogerio Martins

Comunicar é uma atividade natural do ser humano e uma necessidade. Através da comunicação nos relacionamos, trabalhamos, expressamos sentimentos, aprendemos e ensinamos, enfim: vivemos. Porém, comunicar de forma assertiva é uma arte.

Veja abaixo as cinco dicas para uma comunicação assertiva no trabalho e nas relações sociais.

5 DICAS PARA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA


1. CONHECIMENTO - saiba o que vai falar, antes de sair proferindo palavras e gestos. Pessoas que insistem no "eu acho" tornam-se desacreditadas em pouco tempo. Fale sobre o que você sabe ou tem experiência, mesmo quando for uma opinião.

2. SEJA DIRETO - pessoas que falam, falam, mas não dizem nada, ou simplesmente enrolam também tornam-se péssimos comunicadores. O cuidado é para não ser agressivo. Esta é a diferença entre assertividade e agressividade. A comunicação assertiva é direta ao ponto, sem rodeios, enquanto o agressivo faz julgamento de valor, ataca, impõe suas idéias e informações.

3. CUIDE DA LINGUAGEM - uma das falhas mais comuns na comunicação do dia-a-dia é falar e escrever sem os devidos cuidados com o idioma. Na comunicação falada já é difícil de ouvir determinados erros de linguagem, mas na comunicação escrita é pior ainda. Cuidado.

4. USE A EMPATIA - procure se colocar no lugar do outro. Será que a outra pessoa está entendo o que você comunica? Será que você está tagarelando sem deixar os demais também se comunicarem? Enfim, faça o exercício de pensar como seria estar do outro lado enquanto você se comunica.

5. LINGUAGEM CORPORAL - preste atenção a linguagem corporal. Como sabemos a comunicação é feia basicamente da linguagem falada (escrita e oral) e a corporal. Muitas pessoas não prestam atenção a própria gesticulação e a do outro. Fique atento. Existem diversos sinais que demonstram se a conversa está agradável ou chata. Pesquise a respeito e presta atenção na reação das outras pessoas enquanto se comunica.

Para uma boa comunicação é preciso auto-crítica e uma boa dose de treino. Preste atenção aos outros para aprimorar sua própria maneira de se comunicar.

Rogerio Martins é Psicólogo, Consultor de Empresas e Palestrante.

6 comentários:

Muito boas dicas! Actualmente é cada vez mais importante uma pessoa saber ser assertiva, porque no mundo competitivo onde vivemos são muitos os que não hesitarão em pisar-nos.
O mais importante é mesmo treinar bastante e ter uma boa dose de auto-disciplina. Ser assertivo é quase uma arte e tem tudo a ver com respeito próprio. Tentarei pôr em prática as dicas :)

Percebo que, por vezes, minha comunicação com o pessoal do trabalho não é direta, clara, assertiva. Vou por em prática as dicas postadas

Inteligente, direto, útil. Adorei.

interessante pra quem esta a procura...

Gostei das dicas. Procurarei melhorar! Obrigado.

Muito esclarecedor , detectei alguns mudanças que devo fazer. Obrigado!

Postar um comentário

Acesso Rápido

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More