Uma das
formas mais sustentáveis de os líderes conquistarem o respeito dos integrantes
da equipe é pela admiração. No entanto, ser respeitado e ao mesmo tempo
admirado exige que o profissional acumule diversas competências e, acima de
tudo, passe por um processo de treinamento ou qualificação que o permita
desenvolver sua equipe.
O
presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, Villela da Matta, observa que a
principal característica que o líder precisa ter para conquistar o respeito por
meio da admiração é a autoconfiança. “O líder está na posição mais alta, é ele
quem conduz a as pessoas”, afirma Villela, observando que, se a equipe não o vê
como uma pessoa autoconfiante, dificilmente o respeitará.
Veja as
10 dicas que ajudam o líder a conquistar o respeito da sua equipe pela
admiração:
Viver por
valores e liderar por exemplo - segundo
Villela, a palavra valor perdeu a conotação e o sentido de antigamente. A
questão é que são justamente os valores que direcionam as decisões
profissionais. A sugestão, portanto, é liderar segundo valores de lealdade,
justiça e confiança, pois assim o líder se torna uma pessoa confiável aos olhos
dos integrantes de sua equipe e, consequentemente, será admirado.
Definir
foco - a importância de definir bem o foco que se pretende atingir é que isso agiliza a
conquistas dos resultados. De acordo com Villela, “hoje em dia perde-se muito
tempo por falta de foco” e profissionais que não sabem administrar bem o tempo
dificilmente serão admirados.
A lógica
é simples: pessoas que têm foco realizam mais e, consequentemente, tornam as
organizações muito mais ativas, produzindo mais resultados. Um líder que domina
seu tempo, através da definição clara de objetivos e foco nos indicadores de
desempenho e metas, certamente será admirado.
Ser
capaz de energizar as pessoas - mostrar
que você é bom no que faz, que tem valores e domina seu tempo não é o
suficiente. É preciso fazer com que as pessoas que integram a sua equipe se
sintam motivadas. Segundo Villela, para que isso seja alcançado, o líder
precisa tratá-las como iguais e aprender a desenvolvê-las.
A
motivação é reflexo de como as pessoas estão dentro da equipe, e a
recomendação é que o líder observe os pontos fortes e fracos de cada um e
trabalhe no sentido de não deixar que os pontos fracos se tornem ameaças para o
time e para a organização.
Vendo as
mudanças como oportunidades - “a
responsabilidade do líder é dar o exemplo”, afirma Villela. Com isso em mente,
lembre-se de que, para ser admirado, o profissional deve olhar as mudanças
sempre como oportunidades e difundir entre os membros da equipe a sensação de
que mudanças não são sinônimo de problemas.
Autodesenvolvimento
- o mercado
é dinâmico, as empresas também. Para ter sucesso, o líder precisa
focar no seu desenvolvimento, pois assim ele acompanha o mercado e agrega
continuamente valor à organização. Essa postura se reflete na sua equipe, pois,
quando um profissional se desenvolve, consequentemente ele compartilha com os
demais membros da equipe esse desenvolvimento. As pessoas usualmente admiram
aquelas que agregam valor para a empresa e para os demais profissionais.
Inteligência
emocional - essa
competência será fundamental para conciliar conflitos. Desenvolver a
inteligência emocional, segundo Villela, permite que os líderes se coloquem no
lugar dos demais profissionais, sendo mais assertivo na hora de lidar com
conflitos.
Viver
pelo reconhecimento - para
ser admirado, uma postura fundamental é saber reconhecer o trabalho dos outros.
Não só os grandes trabalhos ou projetos, mas também as pequenas ações, que vão
desde uma boa intenção até uma atitude pró-ativa que não faz parte do escopo de
trabalho do funcionário.
Villela
lembra que muitas empresas recompensam os grandes trabalhos, de tempos em
tempos. O líder, no entanto, deve se ater as pequenas atividades. Lembre-se de
que um simples “parabéns pelo trabalho” já é suficiente.
Capacitar
as pessoas com o processo de coaching - uma das
atividades que passou a ser exigida do líder atualmente é que ele faça o papel
de coach de sua equipe. Se antes essa função era de responsabilidade da área de
Recursos Humanos, o mesmo não acontece atualmente, e o líder que tiver como
objetivo conquistar a admiração e o respeito dos membros da sua equipe precisa
se preocupar com isso.
O líder
precisa ser capaz de utilizar técnicas apropriadas para fazer com que as
pessoas sejam capazes de contribuir mais com a equipe. Isso será positivo tanto
para o funcionário, que se sente mais motivado, quanto para a empresa, que se
beneficia de mais eficiência.
Rapidez
no atendimento ao cliente - como
conseqüência do item anterior, ao desenvolver as pessoas, o líder faz com que
os profissionais se tornem habilitados a tomar decisões. Quando os
profissionais fazem parte do processo de tomada de decisão, eles se tornam mais
motivados a resolver os problemas.
Autoconfiança
- um líder
autoconfiante passa segurança. Um exemplo de postura autoconfiante é daquele
profissional que erra, admite o erro e propõe novos caminhos para driblar o
problema. “Pessoas competitivas são aquelas que aprendem rapidamente com os
erros”, lembra Villela.
A
autoconfiança será fundamental para qualquer profissional na posição de líder,
já que essa posição depende das pessoas para que os trabalhos sejam feitos e os
objetivos alcançados. O líder autoconfiante sabe conduzir as pessoas, fazendo
com que elas trilhem esse caminho com ele.
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