CADASTRE seu CURRÍCULO na ACTIO para está disponível para as MELHORES Vagas...

"FAÇA O SEU MELHOR NAS CONDIÇÕES QUE VOCÊ TEM, ENQUANTO NÃO TEM CONDIÇÕES MELHORES PARA FAZER MELHOR AINDA" - Mario Sérgio Cortella / "QUEM QUER FAZER ALGO, ENCONTRA UM JEITO, QUEM NÃO QUER ENCONTRA UMA DESCULPA" - Provérbio Árabe

terça-feira, 24 de abril de 2012

Organize as Finanças Antes de Pedir Demissão

por Rachel Sciré

Você está cansado do seu trabalho e não vê a hora de dar adeus para o chefe, certo? Já avaliou os prós e contras, tentou se motivar (sem sucesso) e começou a ensaiar o discurso para pedir demissão. Mas antes de comunicar sua decisão, lembre-se que ainda há uma coisa a fazer: as contas! “É preciso organizar um planejamento financeiro para sair da empresa, principalmente se você ainda não tem outro emprego à vista”, destaca Bruna Dias, gerente da Cia de Talentos Carreira.

Para a consultora, cada profissional deve estabelecer um prazo para fazer a transição de acordo com a sua condição profissional e o seu orçamento. “Se precisar juntar uma grana antes de deixar o emprego, por exemplo, se organize para ficar por mais um tempo”, recomenda.

Leopoldo Grajeda, professor de Finanças do Ibmec, explica que o planejamento financeiro varia de pessoa para pessoa e cada uma deve montar o seu orçamento a partir das despesas específicas que tem. Assim, para saber quanto você gasta por mês, é necessário levar em consideração se você mora sozinho, com os pais ou os amigos, se paga a faculdade e a conta do celular, quanto de dinheiro investe em restaurantes e baladas, por exemplo. Depois de colocar tudo no papel, é mais fácil considerar quais são os gastos imprescindíveis e supérfluos.

Segundo ele, quanto mais antecedência o profissional tiver antes de se demitir, melhor para o bolso. “A pessoa que pensa em largar o emprego daqui a dois anos, por exemplo, deve poupar um pouco mais do que o recomendado, que é 10% do salário todo mês, e cortar todas as despesas que não forem essenciais”, diz.

Fechando a mão – No entanto, se a intenção de deixar a empresa é no curto prazo, é preciso agir rápido. “Quem no começo do semestre já sabe que não será efetivado no estágio, por exemplo, pode se organizar para juntar de 30% a 40% da bolsa-auxílio todo mês”, afirma. “Já quem tem só mais três meses antes de deixar a empresa, precisará economizar pouco mais da metade do salário – o que é bem mais difícil.”

Foi o que aconteceu com Kleber William, 28 anos, consultor de Marketing Digital, que economizou por três meses antes de pedir demissão da empresa de comunicação visual em que trabalhava. “Procurei gastar menos de maneira geral e também comecei a atuar como freelancer, para aumentar a renda mensal”, conta.

Como queria trabalhar como autônomo, Kleber propôs à empresa que continuasse cuidando da Comunicação como consultor e assim fechou um contrato temporário de seis meses. “Mudar o vínculo empregatício foi uma boa maneira de me desligar da empresa. E mesmo que eu ganhasse menos como consultor, tinha mais flexibilidade para tocar os outros projetos”, conta ele, que economizou cerca de R$ 5 mil, descontados os investimentos feitos para montar seu escritório.

Poupar nunca é demais – Para quem vai começar a guardar dinheiro antes de sair da empresa, o professor do Ibmec destaca a poupança como a melhor opção de investimento. “Em geral a poupança tem um rendimento baixo, mas para investir quantias pequenas não existe melhor alternativa”, diz.

De acordo com ele, poupar é um hábito que deve ser estimulado por todos os profissionais. “O ideal é sempre ter uma reserva de cerca de seis meses de salário, para qualquer eventualidade.”

Além disso, a temporada de economia antes da demissão já funciona como um treinamento para o período em que o jovem ficará sem receber salário. “Se ele notar que não conseguirá viver com uma renda menor, é preferível segurar mais um pouco e só deixar o emprego quando tiver outro engatilhado”, conclu


Fonte da imagem: gettyimages

0 comentários:

Postar um comentário

Acesso Rápido

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More