CADASTRE seu CURRÍCULO na ACTIO para está disponível para as MELHORES Vagas...

"FAÇA O SEU MELHOR NAS CONDIÇÕES QUE VOCÊ TEM, ENQUANTO NÃO TEM CONDIÇÕES MELHORES PARA FAZER MELHOR AINDA" - Mario Sérgio Cortella / "QUEM QUER FAZER ALGO, ENCONTRA UM JEITO, QUEM NÃO QUER ENCONTRA UMA DESCULPA" - Provérbio Árabe

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Três Coisas Que Todo CEO Tem de Fazer em 2012

Mesmo que a startup cresça e apareça bastante, há algumas tarefas nas quais o presidente da companhia precisa estar envolvido para garantir o sucesso 

Gerente de produtos. Lavador de pratos. Headhunter de investidores. No mundo das startups do Vale do Silício, na California, um CEO tem muitas tarefas para cumprir no seu dia a dia. Com o crescimento da companhia, muitas responsabilidades serão repassadas a outras pessoas. Mas segundo Joe Hyrkin, fundador da startup Wordnik, há três tarefas básicas que todo presidente deve continuar fazendo para conseguir que sua empresa seja bem sucedida.

Em artigo para o site da revista americana Inc, Hyrkin lista três coisas que todo CEO de uma startup deve fazer. Confira:

1. Contrate as pessoas que vão se encaixar na cultura da empresa

Já ouviu alguém dizer “Você pode escolher seus amigos, mas não pode escolher sua família”?. Por isso, pense bem antes de contratar alguém que fará parte de sua “família profissional” porque esta, sim, você poderá escolher. Lembre-se que no papel muitos candidatos podem preencher os quesitos experiência e características, mas o mais importante é que essa pessoa se encaixe na cultura da empresa e possa acrescentar ao produto final.

É importante lembrar, porém, que a cultura de uma startup pode evoluir à medida que a empresa vai crescendo. Alguém que era muito importante para uma empresa de cinco ou dez funcionários, não necessariamente vai funcionar quando ela tiver mil funcionários. E é por isso que o presidente da companhia precisa ser uma parte tão importante do processo de contratação. Uma dica: todo funcionário contratado, independentemente do cargo, deveria se encontrar ao menos uma vez com toda a equipe da diretoria.

2. Seja a fonte de inspiração da sua companhia

A inspiração surge em momentos em que alguém se sente elevado e é capaz de olhar para algo além do que está na sua frente. Todo presidente de empresa tem obrigação de dividir esses momentos e criar um ambiente em que a inspiração seja celebrada.

Joe Hyrkin, cuja empresa oferece às companhias uma maneira diferente de trabalhar a internet, conta que toda sexta-feira reúne os funcionários para descrever os melhores momentos da criação de um produto, do negócio e qual foi o fator que inspirou o trabalho. É uma maneira, garante ele, de compreender como o trabalho diário pode conter momentos de inspiração que levarão à criação de produtos e serviços inovadores.

3. Você precisa acreditar primeiro

As startups são baseadas na crença de que um produto ou tecnologia tem potencial para transformar o mercado. Mas é importante lembrar que, exatamente por serem uma novidade, esses produtos ou tecnologias podem dar errado. Por isso é tão importante que o CEO da companhia acredite – na sua equipe, na próxima fase de desenvolvimento da empresa e em uma visão maior do rumo que vai tomar.

A vida de quem gerencia uma startup é difícil. Muitas vezes, os funcionários sacrificam horas extras de trabalho que poderiam passar com a família para contribuir para o objetivo do projeto. Mas eles irão para casa mais satisfeitos se souberem que estão trabalhando para melhorar as coisas e fazer a empresa crescer. O presidente precisa compreender tudo isso e “emprestar” sua crença à equipe. Mas ela tem de ser real e verdadeira. Só assim vai unir as pessoas e atrair investidores.

Então, fica a pergunta: você já fez a lista de itens que sua empresa precisa para dar certo em 2012?


Fonte da imagem: gettyimages


0 comentários:

Postar um comentário

Acesso Rápido

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More