CADASTRE seu CURRÍCULO na ACTIO para está disponível para as MELHORES Vagas...

"FAÇA O SEU MELHOR NAS CONDIÇÕES QUE VOCÊ TEM, ENQUANTO NÃO TEM CONDIÇÕES MELHORES PARA FAZER MELHOR AINDA" - Mario Sérgio Cortella / "QUEM QUER FAZER ALGO, ENCONTRA UM JEITO, QUEM NÃO QUER ENCONTRA UMA DESCULPA" - Provérbio Árabe

quinta-feira, 29 de março de 2012

Como Escolher sua Carreira Profissional

Por Silvio Celestino


“Imagine o mundo do futuro e nele qual o seu papel”


O questionamento sobre a carreira profissional é algo que ocorre tanto para aqueles que iniciam sua vida econômica quanto para os que já estão a meio caminho. Para onde ir? O que fazer?

Surpreendo-me ainda com algumas sugestões muito humanas e que orientam às pessoas a avaliarem seus dons e suas aptidões e acima de tudo escolherem o que gostam de fazer. Evidentemente que também sou tentado a orientá-las deste modo e afirmar que isto irá levá-las ao sucesso, mas este seria o caminho mais confortável e a realidade se imporia cedo ou tarde na forma de desilusões, frustrações ou então numa vida de privações e sobressaltos financeiros. Não que não exista quem tenha sido extraordinariamente bem sucedido através de seus talentos e aptidões, mas não são estes os elementos que geram maiores possibilidades de sucesso para a pessoa.

Seria ótimo se o mundo fosse moldado ao nosso redor de forma a reconhecer nossos dons e aplainar os caminhos que os permitam gerar receitas para nosso desenvolvimento como seres adultos. Então a decisão profissional seria basicamente pré-determinada e portanto, não teríamos a liberdade de escolha sobre o que queremos fazer: dependeríamos de um talento que fosse despertado por nosso ambiente ou se isso não ocorresse, que acordasse por nosso próprio impulso. Se nenhuma dessas condições fossem satisfeitas, seríamos medíocres ou medianos por toda a existência.

Entretanto, existe um comportamento que gera maiores possibilidades de sucesso ao profissional em um mundo em constante transformação.

Este comportamento consiste a todo instante imaginar como será o mundo no futuro. O que estará ocorrendo no planeta daqui a 5, 10 ou 20 anos? Neste contexto, como estará o Brasil? E finalmente como o mercado em que você trabalha ou pretende trabalhar se desenvolverá? Imagine o papel que você desempenharia. Quais aptidões, habilidades e conhecimentos seriam necessários? Compare-os com o que você possui hoje e trabalhe a partir de agora para preencher a distância que o separa deles.

Agindo deste modo você reduz a possibilidade de ser surpreendido pelas circunstâncias.

Mas como fazer a leitura do que estará ocorrendo no futuro? Isto é possível estando muito atento ao que vai pelo mundo. Em primeiro lugar através das notícias, em especial as que falam de dois temas básicos: desenvolvimento tecnológico e legislação.

O desenvolvimento tecnológico é o que permite a criação de novos produtos e serviços que por ventura ainda não existem. É verdade que podem aprimorar os que já estão disponíveis, mas concentre-se nas áreas que ainda não possuem empresas estabelecidas ou a liderança não é clara.

Atualmente são áreas como: o desenvolvimento de terapias com organismos geneticamente modificados, energia renovável, treinamento de profissionais, desenvolvimento sustentável, direito internacional, entre outros. Fique atento também à telefonia via internet e a toda sorte de tecnologias que permitam o atendimento ao cliente 24 horas por dia. Devido à internet a vasta maioria das pessoas quer ter acesso a produtos e serviços na hora e no local em que estiverem e as empresas deverão convergir para atender a esta demanda. Também em decorrência da velocidade de transformação da economia a reorientação de carreiras será um serviço com alta demanda. Existe também um excesso de capitais no planeta e isso deverá demandar a formação de empreendedores capazes de transformar idéias em investimentos viáveis.

Estar atento à legislação é a segunda ação importante a ser observada. Não basta você ter uma nova tecnologia, produto ou serviço. Em muitos casos a legislação deve ser modificada ou criada para que eles se tornem economicamente viáveis, ou mesmo legalmente possíveis. O biodiesel é um mercado promissor devido à recente legislação que obriga a sua adição ao diesel em proporções crescentes ao longo dos próximos anos. Fique de olho também nas leis de outros países pois elas afetam o mercado global. Principalmente nas legislações americana, japonesa e alemã, que são as maiores economias do planeta e da China que em breve suplantará a todos. Por exemplo: em alguns países há a determinação de que em poucos anos serão proibidas as transmissões de TV analógica (a TV como a conhecemos hoje), isto significa que empresas que produzem aparelhos relacionados à transmissão e recepção de imagem de alta definição (HDTV – High Definition TV), terão receitas abundantes nos próximos anos.

E não se esqueça que o desenvolvimento tecnológico não é somente aquele feito a partir de computadores ou chips eletrônicos. Organismos transgênicos embarcam grandes investimentos tecnológicos. O desenvolvimento humano também. Assim como a codificação de sistemas de controle de autenticidade de produtos e documentos – eletrônicos ou convencionais.

Neste cenário futuro portanto, veja que profissional você seria. Quais competências teria de ter e compare com as que possui hoje. Suas ações devem ser na direção de preencher essa diferença. E isso deve ser feito de forma consistente e constante ao longo do tempo. Com isso você diminui as possibilidades de ser surpreendido com mudanças de mercado e cria condições permanentes para liderar o que quer que venha por aí. Lembre-se que para ter sucesso você deve sair de si mesmo, esquecer suas aptidões e olhar para o mundo. O mundo do futuro e quem você quer ser quando ele chegar. Preparar-se para isto é um atitude mais saudável e que pode inclusive viabilizar economicamente o desenvolvimento de suas aptidões. As vezes para se ter o que se quer é preciso fazer o que não gosta. Lembre-se sempre que você é capaz de aprender qualquer coisa. Jamais desanime e nunca deixe de olhar e preparar-se para futuro, fazendo com que suas ações de hoje sejam determinadas por ele e não por sua experiência, aptidão, gosto pessoal, dom ou conhecimento.

fonte: Portal do Marketing

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Acesso Rápido

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More